Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Nova Friburgo > Pedra do Imperador

Ampliar imagem Pedra do Imperador
Faces nordeste e noroeste da Pedra do Imperador. Foto de Luciano Bender.

1. Átila
2. Mantenha o Respeito
3. Impressionismo Imperial
4. Brasil
5. Tempos Perdidos
6. Cerveja Quente no Copo de Geléia
7. Ventos e Vozes
8. Sorvete de Urubu
9. Crepúsculo do Estrelato
10. Face Noroeste da Pedra do Cônego
11. Variante sem nome da Face Noroeste
12. Fabianos
13. Estranhos Pensamentos
14. Via 16 de Maio
15. projeto
16. Caminho do Sol
17. A Volta dos Mortos Vivos
Ampliar imagem Pedra do Imperador
Face nordeste da Pedra do Imperador. Foto de Eroildo Quinta.

1. Atila
2. Mantenha o Respeito
3. Impressionismo Imperial
4. Brasil
5. Tempos Perdidos
6. Cerveja Quente no Copo de Geléia
7. Ventos e Vozes
Pedra do Imperador
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-01-2019 às 16:44
Altitude: 1419 metros
Descrição: Também conhecida como Pedra do Cônego ou Pedra do Elefante, a Pedra do Imperador é das mais imponentes elevações da região urbana de Nova Friburgo, sendo considerada uma montanha de grandes proporções, localizada em diversos bairros da cidade. Facilmente identificável, observa-se em seu topo uma grande torre de aço, de 55 metros de altura, com antenas da Rede Intertv SerraMar (afiliada Rede Globo).

Mais recentemente, foi inaugurado o "Setor 88", cujo nome faz referência a uma borboleta 88 que acompanhou a primeira empreitada das primeira conquista nesta parede. As vias deste setor mesclam técnicas de aderência com agarras em esticões mais longos.
Como chegar à base: A maior parte das vias de escalada é acessível pelos bairros de Alto de Olaria e Bairro da Graça. Para as vias da face noroeste, deve-se tomar a rua Maria da Glória Neno (Bairro da Graça), que se transforma na Rua Francisco Nicolau. Acessar a parede no trecho em que a rua mais de aproxima da montanha, subindo pelo mato e pelos costões.

Para as vias da face nordeste, o acesso se dá pela Rua Uruguaiana, no bairro de Olaria, devendo-se dirigir até o fim da rua, já no bairro do Alto de Olaria.

Para as vias da face leste, parte-se do bairro da Ponte da Saudade (necessário conhecer algum proprietário de terreno que permita o acesso).

Para as vias da face nordeste, incluindo o "Setor 88" (na extrema esquerda da mesma face), parte-se da Rua Uruguaiana, localizada no bairro Alto de Olaria. No final desta rua, deixar o carro e entrar numa trilha que passa por uma pequena floresta e em seguida uma laje de pedra, indo em direção à montanha. Na base da pedra, que é mais ampla e está mais à vista, encontra-se a via "Átila". A partir desta base, seguindo à esquerda em paralelo à montanha, pega-se uma trilha de uns 15 min que leva ao "Setor 88".

Para quem desejar ir ao cume por caminhada, a trilha possui 5.520 metros de extensão, sendo considerada de nível leve superior e podendo ser realizada entre 2 a 4 horas, no trajeto ida e volta, com desnível de 339 metros. A caminhada começa no ponto final do Bairro Granja Céu (bom lugar para parar o carro). Seguindo pela estrada de chão, a 600 metros do início se encontra uma casa velha, que deverá ser contornada, seguindo a estrada até chegar a 1º torre. A partir da 1º torre, encontra-se o trecho mais inclinado do percurso, começando por uma trilha de pedra em direção à crista da montanha, que levará ao Cume do Imperador e à 2º Torre. Chegando à 2º Torre, contorne à esquerda e, no final do cercado, siga a trilha descendo até o mirante que oferece um belo visual da cidade de Nova Friburgo.
Fonte: Blog do Eroildo, disponível em http://aventurasvirtual.blogspot.com/2009/08/vias-da-pedra-do-imperador.html; Friburgo Trekking, disponível em http://friburgotrekking.blogspot.com/2012/03/pedra-do-imperador.html
Coordenadas: -22.317053574404333,-42.53613889217377
Encontrou algo errado? Clique aqui